Blog Delta Fiat

Todos os Post
Início Blog Tipos de pneus: conheça os principais e saiba qual o mais indicado para seu carro

Tipos de pneus: conheça os principais e saiba qual o mais indicado para seu carro

15 de janeiro de 2021

Você sabe quais são os tipos de pneus disponíveis no mercado? Conhecer quais são as opções é fundamental para escolher o mais adequado para o seu carro. Afinal, estamos falando de um importante componente que influencia no desempenho do veículo e claro, tem papel crucial para a segurança do mesmo. 

No texto a seguir, você vai conferir as principais informações sobre o tema, como por exemplo: 

  • Tipos de pneus mais comuns;
  • Dicas para escolher o tipo de pneu ideal para seu carro;
  • Como manter a eficiência e maior vida útil dos pneus? 

Continue a leitura e confira! 

Tipos de pneus

Atualmente, existem três tipos de pneus que são mais comumente utilizados nos veículos, são eles: on-road, off-road e mistos. Cada um deles tem uma finalidade específica que vai depender da necessidade de uso dos motoristas. 

Por exemplo, se você roda com o veículo mais na cidade, você precisará do tipo on-road, mas caso seja necessário conduzir em terrenos mais robustos, o off-road é o mais indicado. 

Entenda melhor as características de cada um dos tipos de pneus de carro a seguir: 

Pneus on-road

É o tipo de pneu mais usado nos veículos, uma vez que é o mais indicado para rodar no asfalto. Tem como características sulcos mais estreitos, o que possibilita que um contato maior com o solo, aumentando a aderência. 

Os pneus on-road favorecem o desempenho do veículo, além de serem bastante eficientes no escoamento de água. 

Pneus off-road

Como já adiantamos acima, os pneus off-road são indicados para motoristas que precisam rodar em estradas de terra e lama. Este tipo de pneu conta com uma banda de rodagem mais espaçada, além de sulcos largos e carcaça reforçada. 

Tais características garantem maior estabilidade e alta frenagem para veículos que precisam rodar em terrenos irregulares. 

Pneus misto

É o tipo de pneu utilizado por quem precisa rodar em estradas irregulares e no asfalto. Contam com sulcos mais largos que o on-road, mas não tanto quanto o do off-road, ou seja, o pneu misto seria uma versão intermediária de ambos. 

Logo, é o pneu mista ideal para quem precisa de versatilidade na rotina e eficiência para todas as situações. No entanto, há desvantagens em seu uso, como o aumento no consumo de combustível e aumento de ruído durante altas velocidades.

Pneus verdes

Além das três opções citadas acima, também está disponível no mercado um tipo de pneu ecologicamente correto.

O pneu verde é fabricado com um composto especial que reduz o atrito com o asfalto, com isso, o motor faz menos força para movimentar o carro, o que significa uma redução de combustível (e emissão de gases poluentes) para percorrer a mesma distância. 

É um tipo de pneu que produz menos ruídos, além de ser mais leve e mais durável. Além disso, ele também conta com um ótimo desempenho em pistas molhadas. 

Geralmente, os pneus verdes são de uso misto, ou seja, podem ser usados no asfalto e em estradas de terra. 

Como escolher o modelo ideal entre os tipos de pneus? 

Para descobrir qual é o pneu adequado para o seu veículo o mais indicado é consultar a informação no Manual do Proprietário. No documento, você poderá consultar informações como: 

  • Modelos mais adequados;
  • Pressão indicada para os pneus;
  • Período correto para realização do alinhamento e balanceamento.

Algumas características podem ser priorizadas na hora de escolher pelo tipo de pneu ideal, como por exemplo: estabilidade proporcionada, ruídos, frenagem, aquaplanagem e economia. 

Quando for trocar os pneus do carro, é importante que você mantenha os mesmos pneus em um mesmo eixo. Ou seja, que sejam instaladas rodas da mesma marca e modelo na dianteira e traseira do veículo.

A manutenção de pneus iguais no veículo contribui para que o motorista tenha maior controle do veículo em situações de risco. Afinal, com componentes distintos, os pneus podem ter respostas diferentes nessas situações e influenciar, portanto, na segurança do veículo. 

Veja neste texto quando trocar os pneus do carro

Como manter a eficiência e maior vida útil dos pneus? 

  • Calibre os pneus regularmente: além de garantir maior segurança, a prática também proporciona economia de combustível. Recomenda-se que a calibragem seja feita de 15 em 15 dias. 
  • Faça rodízio de pneus: consiste na troca de posições entre os eixos dianteiro e traseiro.  O objetivo é fazer com que a borracha sofra um desgaste regular nas quatro rodas, impedindo que alguma dupla desgaste mais que a outra. 
  • Faça o alinhamento das rodas: consiste em configurações para deixar as rodas em linha reta com objetivo de que não haja desvio lateral delas em pista reta. Recomenda-se que ele seja  feito entre 5 a 10 mil quilômetros rodados.
  • Balanceamento: seu objetivo é fazer com que as rodas girem sem vibrações. Além de influenciar no desempenho dos pneus, a medida também contribui para um maior conforto na condução do veículo. 

Leia também: Quando devo fazer o alinhamento das rodas do meu carro?

 

Posts relacionados

Delta é líder de mercado pelo segundo mês consecutivo. Fiat também é destaque em cenário nacional

05 de março de 2021
A Delta Fiat é líder absoluta no mercado de automóveis de Juiz de Fora em 2021. A concessionária terminou o...
Leia mais

Lançamentos Fiat: conheça as principais novidades de 2021

19 de fevereiro de 2021
Em 2021, chega no mercado brasileiro alguns dos lançamentos Fiat mais esperados dos últimos anos. Veja tudo no...
Leia mais

Ionização de pintura automotiva: o que é e principais benefícios

12 de fevereiro de 2021
O serviço de ionização de pintura automotiva tem sido muito buscado por motoristas que desejam manter a...
Leia mais
Ver todos os posts