Afinal, gasolina tem validade? Essa é uma dúvida muito comum entre os motoristas, e a resposta para essa pergunta se faz ainda mais necessária neste período de quarentena em que os veículos ficaram parados por muito tempo.
E a resposta é sim, a gasolina tem prazo de validade, assim como os demais combustíveis (diesel e etanol). Portanto, conhecer qual é o limite de uso é fundamental para evitar comprometimento da eficiência do veículo.
Primeiramente é preciso deixar claro que não existe um consenso entre os distribuidores quanto aos prazos de validade dos combustíveis. Porém, há recomendações de segurança gerais que podem ser utilizadas como referência, mesmo que seja importante analisar caso por caso.
Essa indefinição se dá em decorrência das variáveis de degradação que o combustível pode vir a sofrer. Como por exemplo, umidade, temperaturas elevadas, contato com metais etc. Logo, os prazos de troca entre um veículo e outro podem sofrer variações.
Porém, como dissemos anteriormente, é possível seguir uma média de periodicidade para entender qual a validade da gasolina, diesel e etanol. Veja só:
Segundo a Shell, uma das principais responsáveis pela distribuição de gasolina no Brasil, o prazo de validade do combustível no tanque varia entre 2 a 3 meses.
Um dos fatores que influencia na degradação é o nível de combustível no tanque. Isso porque, quanto menos gasolina tiver no tanque, mais ela terá contato com oxigênio, logo, sua oxidação e/ou envelhecimento serão mais rápidos.
Enquanto isso, o prazo de validade da gasolina do tipo Premium pode chegar a até 6 mesmo. Isso acontece pois este combustível possui características químicas que garantem uma maior estabilidade quanto a degradação dentro do tanque.
O etanol é o combustível que possui a maior vida útil. Especialistas indicam que, quanto armazenado de maneira correta, o álcool pode tem validade de até um ano dentro do tanque.
Entretanto, o etanol sofre com uma alta absorção de água por ser higroscópico. Logo, quando entra em contato com ambientes com maior umidade, o combustível pode perder sua eficiência.
O combustível que sofre deterioração mais rapidamente é o diesel, uma vez que este sofre mais com os impactos da umidade do ar. Especialistas estimam que o prazo de uso do combustível seja de no máximo dois meses.
Já apresentamos que a gasolina tem validade, agora fica a dúvida: quais são os riscos de rodas com o combustível fora do prazo de validade?
O principal e maior risco de todos, é o dano iminente no funcionamento do motor, e demais componentes do veículo.
Existem alguns sinais que vão indicar que a gasolina está vencida, são eles:
Essa é uma dúvida comum principalmente neste período de quarentena. Afinal, posso ou não deixar gasolina no tanque?
Se a gasolina ficar velha e seca no tanque, pode desencadear em uma série de danos ao veículo. Como por exemplo, o entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, etc.
Entretanto, esse risco passa a ser maior quando o combustível passa da validade que descrevemos acima.
Mas se sem combustível há dano e com combustível também há risco, qual a melhor solução?
O mais indicado nesse caso é manter o veículo com o tanque pela metade, e nunca deixar o combustível chegar no prazo de validade. Portanto, mesmo que você não esteja saindo de casa procure rodar um pouco com o carro para manter todos os sistemas lubrificados, garantindo sua eficiência.
Aproveite e leia também: veículo parado muito tempo: um guia para evitar problemas
É importante ressaltar que cada veículo tem suas particularidades e poderá sofrer de forma diferente com desgaste de combustível. Por isso, o mais recomendado é que você consulte o Manual de Uso e Manutenção do seu veículo para se informar sobre as orientações da montadora.
Nele você encontrará os prazos exatos de quando deverá ocorrer a troca, e sobre as recomendações de uso para garantir a melhor eficiência e maior vida útil para seu veículo.