Blog Delta Fiat

Todos os Post

Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção para compra de um carro?

31 de julho de 2020

Uma dúvida comum na hora de comprar um carro é a respeito da forma de pagamento. Afinal, qual é a melhor opção, consórcio ou financiamento? É preciso avaliar os prós e contras de cada modalidade para decidir qual delas vai atender melhor às suas necessidades.

E nós vamos te ajudar nessa tarefa! No texto a seguir você vai conferir quais são as especificidades do consórcio e financiamento, e quais são as vantagens e desvantagens de cada. Veja as informações para ter mais assertividade na sua decisão de compra. 

Qual a melhor modalidade de compra: consórcio ou financiamento? 

O primeiro ponto que deve ser avaliado na hora de tomar uma decisão entre consórcio ou financiamento é a urgência que você tem em adquirir o veículo. Isso porque ao optar pelo consórcio é provável que demore um tempo até você estar com o carro em mãos. 

Caso queira o veículo imediatamente então sua melhor opção é o financiamento. Porém, caso consiga se planejar e aguardar um pouco até recebê-lo, então o consórcio passa a ser uma opção muito vantajosa. 

Antes de tomar a decisão pela melhor forma de pagamento, é preciso entender o funcionamento de cada uma delas. Então veja a seguir quais são as características do consórcio e financiamento. 

 

Como funciona um financiamento? 

O financiamento é a compra parcelada de determinado bem. Para adquiri-lo basta que você seja maior de idade, tenha crédito no mercado e tenha rendimentos suficientes para arcar com os custos das parcelas. 

Geralmente, no financiamento é realizado um pagamento de uma entrada, ou seja de um valor inicial à vista. Portanto, o valor e o número de parcelas do financiamento irão depender da quantia investida na entrada, assim como no prazo de pagamento do veículo. 

Ao optar pela compra de carro através de financiamento, o indivíduo deve procurar uma instituição financeira para conceder-lhe o crédito para o negócio. Esta, por sua vez fará uma análise do crédito do comprador para aprovar ou não sua solicitação. 

 

Modalidades de financiamento

Existem várias modalidades de financiamento disponíveis no mercado e antes de tomar uma decisão indicamos que faça pesquisas para avaliar qual delas é mais vantajosa para você. 

Aqui na Delta Fiat nós indicamos para nossos clientes a modalidade de CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Basicamente ele funciona assim:

  • O carro fica em nome do cliente e alienado (ou seja, não pode ser negociado até que seja quitado) ao banco pelo qual se assinou o financiamento até acabar o contrato;
  • O cliente pode antecipar parcelas ou até mesmo quitar o contrato integralmente e consegue bons descontos e condições para realizar estes procedimentos.
  • O CDC é como se o comprar fizesse um empréstimo no banco para comprar o carro. Como a negociação é entre titular do financiamento e banco, as taxas de juros pode ser negociadas. Elas são fixas quando o contrato é fechado, não aumentam com o avançar das prestações.

Em caso de inadimplência do comprador, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o carro, que será leiloado. O valor conquistado no leilão é usado para pagar o custo do processo e para quitar as parcelas inadimplentes. O restante vai para o comprador.

Leia este texto e confira outras modalidades de financiamento disponíveis no mercado. 

Como funciona o consórcio? 

O consórcio de carros é uma das opções mais interessantes para se adquirir um bem. Principalmente, se considerarmos os baixos custos envolvidos, a flexibilidade e a possibilidade de parcelamento integral. 

Logo, entrar em um consórcio é uma ótima possibilidade para se adquirir um veículo sem que seja necessário investir um alto valor de imediato. A dinâmica do consórcio é pensada justamente para que os seus participantes possam se planejar para pagar prestações que cabem no bolso, e ainda assim ter acesso ao bem desejado, dentro de um prazo máximo previamente estabelecido.

Ao optar por esta modalidade de pagamento de carros, o primeiro passo é a escolha da administradora que será responsável pelo negócio. Essa empresa ficará responsável pela organização de todo o processo, garantindo que todos os consorciados fiquem satisfeitos e recebam as cartas de crédito do bem adquirido, dentro das condições acordadas.

Será criado então um grupo, no qual cada membro deverá contribuir com uma valor mensal durante o período de vigência do contrato. 

Mensalmente será realizado um sorteio da carta de crédito. Portanto, a cada mês um dos participantes do grupo ganha o sorteio e recebe o valor que foi pré-estabelecido no contrato. 

Além disso, existe ainda a possibilidade de adiantamento das parcelas. Ou seja, caso você receba uma verba inesperada é possível propor a antecipação de algumas parcelas (ou lances). 

Logo, os consorciados que oferecerem os maiores lances serão contemplados e poderão retirar a sua carta de crédito antes do previsto, sem depender do sorteio, o que é uma ótima oportunidade e pode se conågurar como uma grata surpresa ao longo do processo. 

Consórcio ou financiamento: vantagens e desvantagens de cada modalidade

Ainda não conseguiu se decidir entre consórcio ou financiamento para adquirir seu carro? Então confira essa lista que preparamos com os principais prós e contras de cada modalidade: 

Vantagens consórcio de carros

  • O consórcio não tem juros: existe porém, uma taxa de administração paga à empresa contratado.  Entretanto,  a taxa do consórcio costuma ser menor que a taxa de juros de um financiamento
  • Possibilidade de adquirir um novo carro sem entrada.
  • Mesmo que você não tenha urgência, o consórcio pode adiantar a aquisição do seu carro.
  • Flexibilidade: você poderá se comprometer com aquilo que tem condições de arcar, sem surpresas.

Veja também: 7 vantagens de fazer um consórcio

Desvantagens do consórcio

  • Pode demorar um tempo até que você seja sorteado para receber o crédito para adquirir o veículo. 
  • Risco maior de inadimplência: pois depende que o pagamento seja feito corretamente por todos os membros do grupo. 

Vantagens do financiamento de carros

  • Você tem o carro no momento de fechamento do negócio.
  • É possível adiantar o pagamento das parcelas.
  • Com uma quantia maior de entrada, é possível negociar juros mais baixos. 

Desvantagens do financiamento

  • Os juros podem ser muito altos.
  • É necessário dar um valor de entrada para aquisição do veículo.
  • Maior burocracia para fechar o negócio. 

 

 

Posts relacionados

Extintores automotivos: principais modelos e a não obrigatoriedade de uso

06 de novembro de 2020
Os extintores automotivos ainda geram muitas dúvidas entre os motoristas. No blog vamos esclarecer alguns dos...
Leia mais

Revisão programada de carros: entenda o que é e qual sua importância

30 de outubro de 2020
No texto a seguir vamos explicar o que é uma revisão programada e quais são as vantagens de realizá-la...
Leia mais

Fiat Strada: consumo de combustível das atuais versões

20 de outubro de 2020
No texto a seguir vamos abordar um dos diferenciais da Nova Fiat Strada, o consumo de combustível. Confira!
Leia mais
Ver todos os posts