Blog Delta Fiat
Todos os Post

Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção para compra de um carro?

31 de julho de 2020

Uma dúvida comum na hora de comprar um carro é a respeito da forma de pagamento. Afinal, qual é a melhor opção, consórcio ou financiamento? É preciso avaliar os prós e contras de cada modalidade para decidir qual delas vai atender melhor às suas necessidades.

E nós vamos te ajudar nessa tarefa! No texto a seguir você vai conferir quais são as especificidades do consórcio e financiamento, e quais são as vantagens e desvantagens de cada. Veja as informações para ter mais assertividade na sua decisão de compra. 

Qual a melhor modalidade de compra: consórcio ou financiamento? 

O primeiro ponto que deve ser avaliado na hora de tomar uma decisão entre consórcio ou financiamento é a urgência que você tem em adquirir o veículo. Isso porque ao optar pelo consórcio é provável que demore um tempo até você estar com o carro em mãos. 

Caso queira o veículo imediatamente então sua melhor opção é o financiamento. Porém, caso consiga se planejar e aguardar um pouco até recebê-lo, então o consórcio passa a ser uma opção muito vantajosa. 

Antes de tomar a decisão pela melhor forma de pagamento, é preciso entender o funcionamento de cada uma delas. Então veja a seguir quais são as características do consórcio e financiamento. 

 

Como funciona um financiamento? 

O financiamento é a compra parcelada de determinado bem. Para adquiri-lo basta que você seja maior de idade, tenha crédito no mercado e tenha rendimentos suficientes para arcar com os custos das parcelas. 

Geralmente, no financiamento é realizado um pagamento de uma entrada, ou seja de um valor inicial à vista. Portanto, o valor e o número de parcelas do financiamento irão depender da quantia investida na entrada, assim como no prazo de pagamento do veículo. 

Ao optar pela compra de carro através de financiamento, o indivíduo deve procurar uma instituição financeira para conceder-lhe o crédito para o negócio. Esta, por sua vez fará uma análise do crédito do comprador para aprovar ou não sua solicitação. 

 

Modalidades de financiamento

Existem várias modalidades de financiamento disponíveis no mercado e antes de tomar uma decisão indicamos que faça pesquisas para avaliar qual delas é mais vantajosa para você. 

Aqui na Delta Fiat nós indicamos para nossos clientes a modalidade de CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Basicamente ele funciona assim:

  • O carro fica em nome do cliente e alienado (ou seja, não pode ser negociado até que seja quitado) ao banco pelo qual se assinou o financiamento até acabar o contrato;
  • O cliente pode antecipar parcelas ou até mesmo quitar o contrato integralmente e consegue bons descontos e condições para realizar estes procedimentos.
  • O CDC é como se o comprar fizesse um empréstimo no banco para comprar o carro. Como a negociação é entre titular do financiamento e banco, as taxas de juros pode ser negociadas. Elas são fixas quando o contrato é fechado, não aumentam com o avançar das prestações.

Em caso de inadimplência do comprador, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o carro, que será leiloado. O valor conquistado no leilão é usado para pagar o custo do processo e para quitar as parcelas inadimplentes. O restante vai para o comprador.

Leia este texto e confira outras modalidades de financiamento disponíveis no mercado. 

Como funciona o consórcio? 

O consórcio de carros é uma das opções mais interessantes para se adquirir um bem. Principalmente, se considerarmos os baixos custos envolvidos, a flexibilidade e a possibilidade de parcelamento integral. 

Logo, entrar em um consórcio é uma ótima possibilidade para se adquirir um veículo sem que seja necessário investir um alto valor de imediato. A dinâmica do consórcio é pensada justamente para que os seus participantes possam se planejar para pagar prestações que cabem no bolso, e ainda assim ter acesso ao bem desejado, dentro de um prazo máximo previamente estabelecido.

Ao optar por esta modalidade de pagamento de carros, o primeiro passo é a escolha da administradora que será responsável pelo negócio. Essa empresa ficará responsável pela organização de todo o processo, garantindo que todos os consorciados fiquem satisfeitos e recebam as cartas de crédito do bem adquirido, dentro das condições acordadas.

Será criado então um grupo, no qual cada membro deverá contribuir com uma valor mensal durante o período de vigência do contrato. 

Mensalmente será realizado um sorteio da carta de crédito. Portanto, a cada mês um dos participantes do grupo ganha o sorteio e recebe o valor que foi pré-estabelecido no contrato. 

Além disso, existe ainda a possibilidade de adiantamento das parcelas. Ou seja, caso você receba uma verba inesperada é possível propor a antecipação de algumas parcelas (ou lances). 

Logo, os consorciados que oferecerem os maiores lances serão contemplados e poderão retirar a sua carta de crédito antes do previsto, sem depender do sorteio, o que é uma ótima oportunidade e pode se conågurar como uma grata surpresa ao longo do processo. 

Consórcio ou financiamento: vantagens e desvantagens de cada modalidade

Ainda não conseguiu se decidir entre consórcio ou financiamento para adquirir seu carro? Então confira essa lista que preparamos com os principais prós e contras de cada modalidade: 

Vantagens consórcio de carros

  • O consórcio não tem juros: existe porém, uma taxa de administração paga à empresa contratado.  Entretanto,  a taxa do consórcio costuma ser menor que a taxa de juros de um financiamento
  • Possibilidade de adquirir um novo carro sem entrada.
  • Mesmo que você não tenha urgência, o consórcio pode adiantar a aquisição do seu carro.
  • Flexibilidade: você poderá se comprometer com aquilo que tem condições de arcar, sem surpresas.

Veja também: 7 vantagens de fazer um consórcio

Desvantagens do consórcio

  • Pode demorar um tempo até que você seja sorteado para receber o crédito para adquirir o veículo. 
  • Risco maior de inadimplência: pois depende que o pagamento seja feito corretamente por todos os membros do grupo. 

Vantagens do financiamento de carros

  • Você tem o carro no momento de fechamento do negócio.
  • É possível adiantar o pagamento das parcelas.
  • Com uma quantia maior de entrada, é possível negociar juros mais baixos. 

Desvantagens do financiamento

  • Os juros podem ser muito altos.
  • É necessário dar um valor de entrada para aquisição do veículo.
  • Maior burocracia para fechar o negócio. 

Posts relaciondados

Barulho no carro: aprenda a identificar os ruídos mais comuns e os seus possíveis significados

07 de agosto de 2020
Fizemos uma lista com alguns dos barulhos de carros mais comuns, e apresentamos quais são os seus possíveis...
Leia mais

NOVA FIAT STRADA 2021: A LENDA SE SUPEROU

31 de janeiro de 2020
Lançamento
NOVA FIAT STRADA 2021: A LENDA SE SUPEROU O lançamento mais esperado do ano finalmente chegou!...
Leia mais

Cronos 2021: Você nunca viu nada igual

09 de janeiro de 2019
Dicas
Inspirado nos esportivos italianos, o Fiat Cronos é um sedã com design marcante, que chama...
Leia mais
Ver todos os posts