Blog Delta Fiat

Todos os Post
Início Blog Barulho no carro: aprenda a identificar os ruídos mais comuns e os seus possíveis significados

Barulho no carro: aprenda a identificar os ruídos mais comuns e os seus possíveis significados

07 de agosto de 2020

Nem todo barulho no carro é um indicativo de algum defeito nos sistemas e/ou equipamentos do veículo. Porém, conseguir identificar os ruídos, pode ajudar o motorista a entender qual é a origem do problema. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns dos barulhos de carros mais comuns, e apresentamos quais são os seus possíveis significados. Veja só: 

 

Problema nos amortecedores

Se o carro apresenta perda de estabilidade e trepidações pode ser sinal de alguma falha nos amortecedores do veículos. O som que indica esse tipo de problema surge quando o veículo roda por estradas irregulares, ou seja, quando ele passa por algum buraco na estrada. 

Outro movimento que pode indicar problemas nos amortecedores é durante os movimentos mais bruscos no volante, para a esquerda e direita. 

O ruído que indica uma possível falha nos amortecedores normalmente é percebido em situações rotineiras de condução, mas com uma percepção sonora divergente da habitual.

Vazamento de água no reservatório

Se o veículo apresenta ruídos parecidos com um vazamento, pode ser um indicativo de defeito no reservatório de água. É muito importante ficar de olho nesse sinal, pois a falta de água no radiador pode gerar um superaquecimento do motor, causando danos permanentes ao equipamento. 

Por isso, fique atento ao termômetro no painel do veículo, que indica o nível de água presente no reservatório.

Barulho vindo dos pneus do carro

Caso você esteja observando barulho no carro vindo dos pneus, não se esqueça de verificar a presença de algum objeto nos sulcos do pneu. É muito comum que pequenos objetos fiquem retidos nas cavidades do pneu e ressonarem com um barulho divergente do habitual.

Veja neste texto quando trocar o pneu do carro

Ruídos no ar-condicionado

Se o ar-condicionado do carro apresenta um ruído constante quando está em uso, não necessariamente é sinal de que há algum defeito com o sistema. 

O mais comum que o algum objeto ( folhas, papel de bala etc.) tenha sido sugado pelo ventilador do sistema. Neste caso, basta realizar uma limpeza do componente para solucionar.

Caso o motorista persista em utilizar o ar-condicionado com defeito, é muito provável que cause danos permanentes no sistema, o que no futuro pode representar um custo muito maior para ser solucionado. 

Necessidade da troca das pastilhas

Geralmente são componentes que apresentam um alto desgaste, por isso é preciso ficar atento. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil), a espessura das pastilhas não podem ser inferiores a 2mm. A partir desta marca a eficiência da frenagem já fica comprometida. 

Geralmente pouco antes das pastilhas chegam a esse limite, com cerca de 5mm, o veículo passa a emitir um barulho quando o freio é pressionado. Ou seja, é sinal de que não há mais material nas peças e as partes metálicas estão encostando, o que pode causar perda de eficiência do sistema.

Posts relacionados

Fiat Argo 2021: principais detalhes, versões e preços do modelo

20 de novembro de 2020
O Fiat Argo 2021 chega com novidades que prometem consolidar ainda mais seu status no mercado brasileiro. Veja no...
Leia mais

Direção defensiva: conheça as boas práticas para dirigir e evitar acidentes

13 de novembro de 2020
Listamos algumas orientações importantes para te ajudar a entender como praticar uma direção defensiva. Veja!
Leia mais

Extintores automotivos: principais modelos e a não obrigatoriedade de uso

06 de novembro de 2020
Os extintores automotivos ainda geram muitas dúvidas entre os motoristas. No blog vamos esclarecer alguns dos...
Leia mais
Ver todos os posts